quinta-feira, 25 de outubro de 2012

REFLEXÕES AO REDOR DAS TEMÁTICAS ESCOLARES


Proposta: “A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual transformador, sendo assim discutir quais são as dificuldades atuais para implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.”

Não há possibilidade de uma instituição escolar ser caracterizada como neutra. Tanto na questão de hierarquia dos gestores institucionais, como também a filosofia de ensino e tradição de métodos pedagógicos ministrados por eles priorizando alguns valores éticos, morais e religiosos e não somente conteúdos de ensino.
E a população de alunos e profissionais de ensino com a biodiversidade de intelectualidade, subjetividade e culturas distintas, tanto sócio culturais e éticas formam um ambiente heterogêneo.
As possíveis dificuldades que o espaço escolar e os educadores se deparam é a falta de comprometimento dos pais na educação básica dos filhos, delegando essa tarefa à escola. É a falta de interação desses cuidadores com as atividades de orientação da escola.
Assim sendo falta comprometimento dos pais e da comunidade com as ações pedagógicas administradas no ambiente escolar.
O professor transformador além de requisitado a competência acadêmica deve possuir o perfil pró-ativo, reflexivo, questionador, compreendendo aspectos sociais, políticos, econômicos institucionais que interferem no ensino e aprendizagem dos alunos com dificuldade na assimilação da realidade acadêmica. Se atendo ao publico alvo (comunidade) em que a escola esta inserida.
Esse profissional busca ser o mediador e facilitador no processo de ensino e aprendizagem se utilizando de técnicas, métodos e ferramentas didáticas com linguagem acessível e compreensível a cada fase do desenvolvimento e realidade sócio-cultural.
O grupo defende o ponto de vista de que se devem fazer pequenas intervenções para melhorar a interação no ambiente escolar.
Deve-se abrir espaço para a criança ser mais participativa, explorando sua criatividade e seus potenciais latentes, conscientizar as crianças, suas famílias e a comunidade em geral, de que é primordial a interação junto com a escola.
As instituições de ensino poderiam oferecer palestras à comunidade explicando e influenciando na importância da presente e constante participação em todos os momentos da vida acadêmica dos alunos.
É importante que o professor obtenha maior flexibilidade, criatividade e espontaneidade para desenvolver e trabalhar com os recursos e demandas que emergem da problemática do dia-a-dia pela inclusão da diversidade cultural dos alunos neste ambiente escolar.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARANHA, Maria Lúcia de A. Unidade I Filosofia e Educação: Reflexões Introdutórias. Filosofia e Filosofia da Educação. Educação e Pedagogia. A Formação do Educador. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. cap. 1, 2, 3, p. 17-52.

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