Proposta:
“A escola não é um espaço neutro e o professor deve ser um intelectual
transformador, sendo assim discutir quais são as dificuldades atuais para
implantação do trabalho participativo no cotidiano escolar.”
Não
há possibilidade de uma instituição escolar ser caracterizada como neutra.
Tanto na questão de hierarquia dos gestores institucionais, como também a
filosofia de ensino e tradição de métodos pedagógicos ministrados por eles
priorizando alguns valores éticos, morais e religiosos e não somente conteúdos
de ensino.
E
a população de alunos e profissionais de ensino com a biodiversidade de
intelectualidade, subjetividade e culturas distintas, tanto sócio culturais e
éticas formam um ambiente heterogêneo.
As
possíveis dificuldades que o espaço escolar e os educadores se deparam é a
falta de comprometimento dos pais na educação básica dos filhos, delegando essa
tarefa à escola. É a falta de interação desses cuidadores com as atividades de
orientação da escola.
Assim
sendo falta comprometimento dos pais e da comunidade com as ações pedagógicas
administradas no ambiente escolar.
O
professor transformador além de requisitado a competência acadêmica deve
possuir o perfil pró-ativo, reflexivo, questionador, compreendendo aspectos
sociais, políticos, econômicos institucionais que interferem no ensino e
aprendizagem dos alunos com dificuldade na assimilação da realidade acadêmica.
Se atendo ao publico alvo (comunidade) em que a escola esta inserida.
Esse
profissional busca ser o mediador e facilitador no processo de ensino e
aprendizagem se utilizando de técnicas, métodos e ferramentas didáticas com
linguagem acessível e compreensível a cada fase do desenvolvimento e realidade
sócio-cultural.
O
grupo defende o ponto de vista de que se devem fazer pequenas intervenções para
melhorar a interação no ambiente escolar.
Deve-se
abrir espaço para a criança ser mais participativa, explorando sua criatividade
e seus potenciais latentes, conscientizar as crianças, suas famílias e a
comunidade em geral, de que é primordial a interação junto com a escola.
As
instituições de ensino poderiam oferecer palestras à comunidade explicando e
influenciando na importância da presente e constante participação em todos os
momentos da vida acadêmica dos alunos.
É
importante que o professor obtenha maior flexibilidade, criatividade e
espontaneidade para desenvolver e trabalhar com os recursos e demandas que
emergem da problemática do dia-a-dia pela inclusão da diversidade cultural dos
alunos neste ambiente escolar.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ARANHA, Maria Lúcia de
A. Unidade I Filosofia e Educação: Reflexões Introdutórias. Filosofia e
Filosofia da Educação. Educação e Pedagogia. A Formação do Educador. Filosofia da Educação. 3. ed. São
Paulo: Moderna, 2006. cap. 1, 2, 3, p. 17-52.
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