ANTROPOLOGIA
FILOSÓFICA. EPISTEMOLOGIA. AXIOLOGIA.
A
realidade educacional pedagógica está em constante mutação por quatro
constantes fatores determinantes: a época, o lugar, contexto sócio econômico
político e cultura do lugar. São influenciados pelos objetivos e métodos de
ações pedagógicas no contexto escolar. Muitas mudanças podemos verificar e
estudar através de fatos históricos buscando as raízes da Antropologia,
Epistemologia e Axiologia da educação, suas origens e fatores determinantes.
Assim como novas vertentes de pensamentos e valores morais e éticos emergem a
cada momento com temáticas polêmicas diferentes de assuntos que confrontam e
chocam nossos valores, pressupostos e formas de ver e enxergar o mundo. Essas
temáticas nos promovem um pensar crítico e reflexivo exercitando nosso ato de
pensamento filosófico.
É
nesse ponto que entra o papel do professor transformador e ao mais o
profissional tecnicista, que só segue a cartilha e não dá vazão a criatividade,
promovendo temáticas construtivistas de reflexão com seus alunos.
Através
das ciências auxiliares como a Filosofia, Antropologia, Epistemologia,
Axiologia e Psicologia o professor transformador consegue planejar sua práxis
pedagógica visando garantir a eficácia dessa ação possibilitando uma educação
reflexiva sobre os temas abordados e discutidos.
ANTROPOLOGIA
FILOSÓFICA
A
Antropologia filosófica é o “ser humano por ele mesmo”, sobre como o s humano
se define e se vê. Destacaremos três definições dentre várias dentro da
Antropologia: Essencialista (ou Metafísica), Naturalista (ou Científica) e
Histórico-Social (nas vertentes existencialista e dialética).
A
teoria Essencialista busca a igualdade na diversidade dos homens, mesmo que
cada ser humano seja diferente, na educação existe um padrão a ser seguido.
A
teoria Naturalista procura definir o conceito de humanidade e o conceito do é o
ser humano.
A
teoria Histórico-Social estuda cada ser humano de um determinado e de
diferentes maneiras, a partir dos contextos ao seu redor e do meio em que
habita.
EPISTEMOLOGIA
Epistemologia
é a teoria do conhecimento que estuda-se como o conhecimento é aprendido, se é
aprendido e como se fazer para transmitir esses conhecimentos. Na teoria do
conhecimento existem algumas concepções. Dentro da teoria do conhecimento
busca-se a resposta para a dúvida: De onde vêm nossas idéias?
O
Inatismo acredita que nossas idéias já estão formadas desde os princípios de
nossa existência, temos idéias já definidas que não se alteram. Empirismo
acredita que as idéias vêm a partir de experiências de vida, vividas em todos
os momentos do seu dia-a-dia.
AXIOLOGIA
A
Axiologia estuda os valores do ser humano na educação, valores nos sentidos
estéticos, moral, ético, político, social e buscando nas bases da educação
esses valores, para melhor entender e repassar e aeducação.
![]() |
Mapa Conceitual |
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ARANHA, Maria Lúcia de
A. Unidade III Pressupostos Filosóficos da Educação. Antropologia Filosófica.
Epistemologia. Axiologia. Filosofia da
Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. cap. 9, 10, 11, p. 149-185.
Nenhum comentário:
Postar um comentário