quinta-feira, 25 de outubro de 2012

ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA. EPISTEMOLOGIA. AXIOLOGIA.


ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA. EPISTEMOLOGIA. AXIOLOGIA.

A realidade educacional pedagógica está em constante mutação por quatro constantes fatores determinantes: a época, o lugar, contexto sócio econômico político e cultura do lugar. São influenciados pelos objetivos e métodos de ações pedagógicas no contexto escolar. Muitas mudanças podemos verificar e estudar através de fatos históricos buscando as raízes da Antropologia, Epistemologia e Axiologia da educação, suas origens e fatores determinantes. Assim como novas vertentes de pensamentos e valores morais e éticos emergem a cada momento com temáticas polêmicas diferentes de assuntos que confrontam e chocam nossos valores, pressupostos e formas de ver e enxergar o mundo. Essas temáticas nos promovem um pensar crítico e reflexivo exercitando nosso ato de pensamento filosófico.
É nesse ponto que entra o papel do professor transformador e ao mais o profissional tecnicista, que só segue a cartilha e não dá vazão a criatividade, promovendo temáticas construtivistas de reflexão com seus alunos.
Através das ciências auxiliares como a Filosofia, Antropologia, Epistemologia, Axiologia e Psicologia o professor transformador consegue planejar sua práxis pedagógica visando garantir a eficácia dessa ação possibilitando uma educação reflexiva sobre os temas abordados e discutidos.
  
ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA

A Antropologia filosófica é o “ser humano por ele mesmo”, sobre como o s humano se define e se vê. Destacaremos três definições dentre várias dentro da Antropologia: Essencialista (ou Metafísica), Naturalista (ou Científica) e Histórico-Social (nas vertentes existencialista e dialética).
A teoria Essencialista busca a igualdade na diversidade dos homens, mesmo que cada ser humano seja diferente, na educação existe um padrão a ser seguido.
A teoria Naturalista procura definir o conceito de humanidade e o conceito do é o ser humano.
A teoria Histórico-Social estuda cada ser humano de um determinado e de diferentes maneiras, a partir dos contextos ao seu redor e do meio em que habita.

EPISTEMOLOGIA

Epistemologia é a teoria do conhecimento que estuda-se como o conhecimento é aprendido, se é aprendido e como se fazer para transmitir esses conhecimentos. Na teoria do conhecimento existem algumas concepções. Dentro da teoria do conhecimento busca-se a resposta para a dúvida: De onde vêm nossas idéias?
O Inatismo acredita que nossas idéias já estão formadas desde os princípios de nossa existência, temos idéias já definidas que não se alteram. Empirismo acredita que as idéias vêm a partir de experiências de vida, vividas em todos os momentos  do seu dia-a-dia.

AXIOLOGIA

A Axiologia estuda os valores do ser humano na educação, valores nos sentidos estéticos, moral, ético, político, social e buscando nas bases da educação esses valores, para melhor entender e repassar e aeducação.


Mapa Conceitual
 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARANHA, Maria Lúcia de A. Unidade III Pressupostos Filosóficos da Educação. Antropologia Filosófica. Epistemologia. Axiologia. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006. cap. 9, 10, 11, p. 149-185.


Nenhum comentário:

Postar um comentário